A INSTITUIÇÃO

No ano de 1972 chegou a Três Coroas o missionário canadense Waldemar Erhard Hirch, que, ao ver o prédio abandonado do antigo hospital de Sander (já desocupado por muitos anos) viu a possibilidade de ali colocar um abrigo para crianças.  Contatando os sócios remanescentes da Sociedade  Hospitalar foi acertada a cedência gratuita das instalações para que ali se iniciasse um trabalho filantrópico. Foi então que, no dia 24 de novembro de 1973, se realizou na residência do Senhor Armando Sturm, a reunião de fundação do INEVAM (Instituto Evangélico de Amparo ao Menor), tendo como sócios fundadores os senhores Waldemar Erhard Hirch, Ivo Volkart, Ciro Peralta, Luiz Carlos Sturm, Luiz Claudio Wagner, Arno Keller, Arno Gutheil, Helberto Lauro Ruppenthal, Luiz Osmindo Sander, e das senhoras Rita Vanda Sturm e Gerda Willrich, para ser uma entidade de caráter assistencial, sem intuitos lucrativos e tendo como finalidade albergar crianças órfãs ou desamparadas de ambos os sexos, sem distinção de cor, raça ou credo religioso.

 Antigo prédio do Hospital de Sander.

Primeira turma de crianças abrigadas no INEVAM.

INEVAM nos anos 80. 

No ano de 1999, o INEVAM recebeu a escritura definitiva das propriedades que ocupa. Nas décadas que que se sucederam após a fundação, o INEVAM passou por diversas transformações, principalmente no modelo de funcionamento adotado. Inicialmente centralizador, típico dos orfanatos da época. Mais tarde, com o advento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), passando a atuar no modelo de "Casas-Lares" , o que reduziu o número de crianças atendidas, mas permitiu uma melhoria expressiva na qualidade do atendimento.
A partir dos anos 2000, o INEVAM diversificou suas atividades atuando junto à comunidade, não só abrigando crianças e adolescentes, mas também atendendo aos alunos da rede pública de ensino, no turno inverso ao da escola. 

INEVAM - Instituto Evangélico de Amparo ao Menor